SEJA UM(A) DOADOR(A)
Ninguém muda o mundo sozinho
Somos ativistas e profissionais de diversas partes do Brasil que se uniram para somar forças em prol de uma agenda comum pautada nos Direitos Humanos, Saúde e Educomunicação. A organização agrega influenciadores digitais, artistas, assistentes sociais, médicos, jornalistas, educadores, entre outros, já conhecidos pela atuação no meio acadêmico, governos, terceiro setor, nas redes sociais ou na linha de frente, sempre pleiteando acesso à saúde, à liberdade e ao conhecimento científico para todos.
A proposta do grupo é conceber, promover e realizar projetos nas áreas dos direitos humanos, saúde mental e atenção psicossocial, medicina comunitária e social, práticas integrativas e complementares de saúde, educação, cultura, meio ambiente e sustentabilidade, assistência e desenvolvimento social, cultural, político e econômico, direitos sexuais e reprodutivos, entre outros. O grupo é heterogêneo tanto em formação quanto em experiência. Além da diversidade profissional, o grupo congrega ativistas experientes e diferentes gerações.
A ideia de desenvolver um projeto coletivo, partiu da sensação de exaustão e solitude, que por vezes esses militantes compartilhavam. Para driblar esse sentimento, decidiram somar esforços.
Em sua carta de apresentação, declaramos: “Foram tempos difíceis para os sonhadores. Tivemos que nos deparar com sombra e medo. No entanto, foi exatamente enfrentando algumas dessas dores, que a esperança floresceu em nós com absoluta ousadia. Os que tentaram nos enterrar, não sabiam que éramos sementes. Sementes que deram vida ao Instituto Multiverso”.
O tema multiverso, escolhido para inspirar o instituto veio de uma soma de sentidos: Os múltiplos universos que envolvem os temas aos quais o grupo irá se debruçar, a diversidade de ideias e ideais que levou o grupo a se unir, a multiplicidade de habilidades e formação profissional do grupo e até mesmo o sentido geek do nome, que abraça tanto a ideia da possibilidade de universos paralelos, como da temática dos super-heróis, que o grupo adota como arquétipo lúdico de sua identidade.
Não por acaso, o slogan da organização é: “Ninguém muda o mundo sozinho, mas juntos somos mais fortes”. A frase é uma referência ao filme “Liga da Justiça” onde o cartaz de estreia soma diversos super-heróis com a frase: “Você não pode salvar o mundo sozinho”.
A brincadeira faz sentido. Alguns desses ativistas são verdadeiros heróis sem capa. Alguns deles anônimos, outros com notório reconhecimento. São corações apaixonados e mentes brilhantes e engajadas, que são referência em Gênero, Direitos Humanos, Saúde, Meio Ambiente, Juventudes, Educação e acolhimento às pessoas que vivem com HIV.
O grupo pretende oferecer assistência a populações mais vulnerabilizadas, acompanhamento em saúde mental, assim como inúmeras ações de capacitação de organizações e profissionais das áreas de saúde, educação e comunicação.
NOSSA MISSÃO
Instrumentalizar e fortalecer pessoas, grupos e territórios vulnerabilizados, com vistas a ampliação da garantia de direitos e o enfrentamento às inequidades.
NOSSA VISÃO
Fomentar a emancipação e a autonomia popular em suas múltiplas expressões, a fim de nos tornarmos uma referência no enfrentamento às injustiças através de um eixo de ações que envolvam empatia, direitos humanos e ambientais, direito à comunicação e democratização das mídias.